Tudo sobre o uso de chip de internet em viagens internacionais.
Tudo sobre o uso de chip de internet em viagens internacionais
Ter chip de internet do exterior é essencial para uma viagem tranquila. Mas será que a gente se vira com o Wi-Fi ou precisa do chip de internet no celular?
E se esse chip de internet for mesmo necessário, ele é muito caro? Podemos usar nossa operadora brasileira ou precisamos contratar uma internacional?
Bom, adiantando as respostas, recomendo pra todo mundo que viaja ao exterior um chip de celular pré-pago com acesso à internet.
A segurança e praticidade que o uso de aplicativos como Google Maps, Waze, Whatsapp e até mesmo que o uso do Google proporciona valer o investimento.
Viajar tranquilo, pra mim, é essencial. E se um chip internacional me ajuda com isso, ele vai comigo, sempre.
Mas e aí? Qual chip ou pacote de dados comprar, como escolher um plano e quais outras opções existentes de internet no exterior?
Abaixo, algumas dicas para te ajudar a ter internet de qualidade em suas viagens ao exterior gastando o mínimo possível.
Entenda a sua necessidade:
Essa resposta depende do tipo de viagem que será feita. Porém, a resposta é simples: se você vai para um hotel/destino e não pretende sair muito, dirigindo, usando Uber ou se deslocando a pé pelas cidades você provavelmente se vira com o Wifi grátis do aeroporto (praticamente todos tem) e do hotel .
Mas se você faz uma viagem mais “livre”, com muitas posições por conta própria, ter internet móvel te ajuda muito! É bem mais fácil usar o Google Maps que tenta localizar por mapas turísticos, né?
Posso usar meu chip de internet brasileiro?
Uma das formas de ter internet móvel no exterior é ativar um pacote de dados diretamente com sua operadora brasileira. No entanto, na maioria dos casos, essa é a opção mais cara se compararmos custo x benefício.
O pacote contratado varia de acordo com as condições do seu plano vigente.
Em todas, há duas possibilidades:
Pagamento por dia de uso:
Basta ativar o roaming de dados no seu celular e usar o sinal disponível no país de destino. Sua operadora cobrará pelo dia utilizado.
Pacote contratado:
Você também pode pagar um valor fixo para ter o uso livre de internet no exterior por um período pré-definido de dias. Existem normalmente opções semanais e mensais.
Fique atento, porém, para algumas “pegadinhas”. Às vezes você contrata o serviço para usar imediatamente, mas a ativação demora algumas horas para acontecer.
Você também precisa se atentar à necessidade de desativar o serviço ou desabilitar a função roaming ou uso de dados ao final do uso. Comumente cobranças ocasionais ocorridas.
Eu recomendo sempre desativar os “dados celulares” ou “mobile data” ao terminar de usar a internet no seu celular. No Iphone, vá em configurações > celular.
Chip local: posso comprar o chip de internet no meu destino?
Comprar um chip local, ao chegar no seu destino, pode ser uma opção interessante. O porém, entretanto, é a necessidade de ir a uma loja de operadora local e o tempo de espera.
Nos aeroportos, principalmente, quando há estandes de operadoras locais, as filas costumam ser demoradas.
Recomendamos fazer uma pesquisa prévia antes da viagem para verificar dados do serviço, como preços e franquias (quantidade de dados e velocidade).
Se você viaja para mais de um país, verifique também se o chip da empresa escolhida permite o uso de dados em todos os seus destinos.
Eu acho que, na maioria das vezes, essa opção acaba não compensando. Você vai ter mais de trabalho e provavelmente com pouca ou nenhuma economia.
Quer saber mais?
Clique aqui para entrar em contato conosco. Tiramos todas as suas dúvidas.
Siga-nos no Instagram