E-SIM: saiba o que é e como funciona na prática.
Dos anos 2000 para cá os celulares mudaram bastante. Entre as diferenças externas pudemos ver que o modelo “tijolão” diminuiu para um formato menor, estes considerados “inquebráveis”; depois vieram celulares mais frágeis e sem teclado físico.
Sobretudo, as mudanças não foram apenas externas. Os aparelhos passaram a contar com diversas ferramentas e seus sistemas foram se tornando cada vez mais rápidos. O mesmo aconteceu com os chips e, uma das inovações mais recentes é o E-SIM. Mas, o que é isso?
O que é o E-SIM?
O E-SIM (conhecido também como SIM Virtual, significa SIM integrado) é um chip que é fabricado diretamente dentro do hardware.
Ou seja, dentro do próprio aparelho, sem a necessidade de precisar inserir/removê-lo. Assim como funciona a tecnologia dos chips NFC, utilizada em pagamentos sem contato. Ele apenas precisa ser suportado pela rede e habilitado pela operadora.
Este chip pode ter as informações regravadas. O que faz com que você não fique atrelado a uma operadora. No caso de você decidir, o E-SIM pode ter um plano de dados alterado em sua memória em minutos.
A ideia é que ao longo do tempo, o E-SIM se torne padrão na indústria trazendo maior segurança, economia e facilidade com a portabilidade para os usuários.
O E-SIM é seguro?
Como o E-SIM não pode ser removido, existe a facilidade de localização do seu celular em caso de roubo, furto ou perda, pois a conexão com a rede não é interrompida.
Também será possível utilizar informações privadas para autenticar redes, trazendo maior segurança.
Além disso, o chip não corre mais o risco de quebrar como atualmente. Em alguns momentos podemos colocar um chip novo para ter uma segunda linha.
E nesse processo pode-se quebrar ou perdê-lo, mas com o novo modelo isso deixará de acontecer, pois, tudo é feito digitalmente.
Vantagens:
Toda nova conta telefônica criada no país é registrada pela operadora de escolha do usuário, e isso não mudará.
Com o registro, outros aparelhos que também tenham o E-SIM como “smartwatches” ou “tablets” também estarão conectados a conta do usuário automaticamente.
Além disso, os aparelhos tendem a ficar mais finos, já que não precisarão ter um espaço “extra” para que um chip seja inserido.
Será possível manter dois números em algumas operadoras, como no caso da Claro e da Vivo. A TIM anunciou que será permitido apenas um número ativo pelo E-SIM, porém também poderá ser utilizado o chip físico para ter acesso a outro número.
Desvantagens:
Tem a ver com não poder trocar facilmente de telefone. A não ser que entre em contato com a sua operadora, já que seus dados e planos estarão armazenados no seu E-SIM.
Há a possibilidade de um aparelho estar sendo vendido exclusivamente por uma operadora.
O que fará com que ele venha pré-carregado com a rede determinada pela empresa, em vez de ser aberto.
Embora a era de ter apenas um E-SIM pareça promissora e nos próximos anos soluções para os problemas existentes serão encontradas.
No momento, esses pontos positivos parecem um sonho distante. Um SIM físico garante que você possa trocar de operadora, cartão SIM ou telefone a qualquer momento.
Sobretudo, com o E-SIM sendo incluído em seu telefone, será um obstáculo por algum tempo, pelo menos.
Quer saber mais?
Com o CanadianSIM, não precisa se preocupar com as desvantagens de um SIM físico. Eles têm um processo muito simples que dá entrega em domicílio do seu cartão SIM antes mesmo de você sair do país.
O CanadianSIM é a melhor opção para quem planeja mudar para o Canadá. Seja um estudante ou um profissional que trabalha ou mesmo uma curta viagem ao Canadá, eles são uma marca conhecida com um serviço que satisfez sua base de clientes.
Clique aqui para entrar em contato conosco. Tiramos todas as suas dúvidas.
Siga-nos no Instagram .